terça-feira, maio 30, 2006

Povo Sábio

Não há fome que não dê em fartura ... diz o povo...e o povo é sábio!

O pior é que a fartura dá confusão... bolo de chocolate ou tarte de natas? Morangos ou cerejas? Chá ou café?

Espero hoje fazer a escolha certa...evitar assim uma "indisposição".

Atlantikgirl

segunda-feira, maio 29, 2006

3000

Passámos os 3000 visitantes…mas que honra…que alegria …nunca pensei chegar perto desse número…afinal este blog é apenas um diário.
Um diário de uma vida tão normal…tão semelhante a todas as vidas…com o cheiro a mar, a natureza, com a cor do oceano…com sentimento ilhéu.

Muito Obrigada

Atlantikgirl

Ps – não posso deixar de agradecer em especial a (T)i e à Xuxu, que são, sem dúvida, os meus leitores mais assíduos.

sexta-feira, maio 26, 2006

Festas

Ontem fui às festas…ao arraial do Senhor…
Ontem fui às festas…matar saudades de outro eu…

E que saudades apaguei…que nostalgias ceifei?

Não posso negar que escolher chegar sozinha foi propositado…queria entrar só naquele cenário…adivinhar os cheiros, entender os sons, sentir os gestos…procurando reviver outros tempos…passados, escondidos num cantinho da memória.

Mais uma vez, queria transmitir o que vi…queria dizer-vos o que senti, mas as palavras não conseguem mostrar as sensações, os sentimentos, da forma que a alma os sente.
É uma mistura…o cheiro da solenidade, da alegria, da fé…os sons da tradição, da exultação… o movimento das luzes, das pessoas, das presenças…da vida.

Queria dizer-vos o que senti, mas até eu tenho dificuldade em perceber…até o meu coração não sabe que sensações foram essas que (re)vivi.

Senti uma serenidade, no meio da confusão…uma lágrima no canto do olho ao rever-me em tanta gente, ao sentir o cheiro de festa…do algodão doce, da laranjada, dos rebuçados de açúcar. Senti que os quatro anos que passei longe desta animação não existiram…que ainda ontem vivi esta festa.

Dias assim…fazem-me renascer…


Atlantikgirl

Escrever

O trabalho tem sido muito…o cansaço também…mas não me esqueci do blog, que mais do que um caderno, passou a ser um diário, do género do que nós escrevemos quando somos adolescentes…sempre negando…mas fazendo dele, permanentemente, nosso confidente.

Sempre gostei de escrever. Mas…muitas foram as vezes que, por falta de inspiração ou jeito, a esferográfica não punha no papel o que o coração gritava. Tantas foram as ocasiões, também, que depois de escrever rasgava, desfazia as palavras em fragmentos de papel inúteis…sempre insatisfeita, por não conseguir transmitir a alma…

Hoje…continuo a desejar escrever…continuo a rasgar palavras…na procura incessante do texto que me vai desvendar verdadeiramente.

Então…vou rabiscando, até aprender a escrever.

Atlantikgirl

terça-feira, maio 23, 2006


Olá…olá…voltei!

Estive na Covilhã, a minha segunda casa. Foi o meu lar durante 4 anos e é sempre com saudades que deixo aquela cidade.


Ter dois lares no coração não é fácil…fico com a alma dividida entre o mar e a serra, entre ser ilhéu ou ser beirã. Amo aquela terra…e ela faz parte de mim.

Ainda passei por Salamanca, outra cidade que adoro…linda…singular…que não me canso de visitar. Admiro a cidade…a sua vida…dá-me a sensação de ter entrado num outro mundo.




Atlantikgirl

sexta-feira, maio 19, 2006

Descanso

O tempo livre não tem sido muito. Tenho passado os últimos dias em correria…entre o que tenho e o que posso ter, entre o que quero ou penso querer…entre a comodidade ou a aventura.
E como o tempo tem sido pouco, os Tesouros têm ficado esquecidos…num canto do quarto…esperando serenos tempos.
Não os esqueci…estão em descanso, …num descanso que eu própria careço.

Não vos esqueci, também... penso em vós todos os dias…e prometo voltar em breve, com energia…com garra, com a força de uma verdadeira pirata.

Vou estar longe este fim-de-semana, …longe do meu mar, da minha terra, da minha alma…mas perto do meu coração. Vou descansar.

Até para a semana.

Atlantikgirl

terça-feira, maio 16, 2006

Dia 21 - Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Ponta Delgada.



No Convento da Caloura, em Água de Pau, começa a história do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em S. Miguel. Reza a tradição que foi neste lugar que se erigiu o primeiro Convento de Religiosas nesta Ilha, convento cuja fundação se deveu, principalmente, à piedade das filhas de Jorge da Mota, de Vila Franca do Campo.

Mas para que tal comunidade fosse estabelecida como devia, foi necessário que alguém fosse a Roma impetrar a respectiva Bula Apostólica. Largaram, por isso, de S. Miguel a caminho da Cidade Eterna, duas religiosas. Aí solicitaram ao Papa o desejado documento. Tão bem se desempenharam dessa missão que o Sumo Pontífice não só lhes passou a ambicionada Bula como ainda lhes ofereceu uma Imagem do Ecce Homo. De regresso a Vale de Cabaços, a singular imagem foi posta num nicho onde se conservou por poucos anos.

Porque o lugar era ermo e muito exposto às incursões dos piratas, o pequeno Mosteiro ficou, certo dia, deserto, pois parte das religiosas seguiu para Santo André, de Vila Franca do Campo, e a outra parte se encaminhou para Ponta Delgada, para o Mosteiro da Esperança, acabado de fundar pela viúva do Capitão Donatário, Rui Gonçalves da Câmara.

Mas a Imagem do Senhor Santo Cristo não ficou esquecida em Vale de Cabaços, porque a religiosa galega Madre Inês de Santa Iria a quis trazer para Ponta Delgada.

in: http://www.terra-mar.org/santocristo/


Atlantikgirl

quinta-feira, maio 11, 2006

Sobre...nada.

Escrever sobre coisa nenhuma, coisa alguma, nenhuma coisa,...é o que me apetece hoje. Dizer tudo, muito ou até nada sobre o que me faz tagarelar. Saber o que dizer, como dizer, como transmitir o que quero “não dizer”. Hoje quero falar disso, daquilo, do tudo, de todos ou de nenhuns. Quero dizer o que penso, a verdade total…ou a mentira completa. Vou falar do que resta, sobra, do que falta, falha. Tenciono escrever…sobre tal assunto, aquela matéria, certo tema, determinada questão, sobre isso e aquilo, aqueloutro e o mais medíocre interesse.


Dizer…pouco, escrever sobre coisa nenhuma.

Atlantikgirl

quarta-feira, maio 10, 2006

Não se pode ser original de propósito....já tentei várias vezes.

(Máximo Gorki)


Atlantikgirl

segunda-feira, maio 08, 2006

É verdade...

...às vezes surpreendo-me...tenho ideias.

Atlantikgirl

Parabéns

Parabéns Xuxu...mais uma etapa...mais uma meta cortada...

Serás grande,...porque tens o talento, a formação e, acima de tudo, o carácter de uma grande mulher.

Muitas felicidades.

Atlantikgirl

quinta-feira, maio 04, 2006

Diferentes, opostos ou complementares?

Diferentes, opostos ou complementares?

Perguntava eu no post anterior se poderia haver amizade verdadeira entre pessoas de sexos diferentes.
Respondeu-me a xuxu que sim…poderia haver amizade “honesta” entre pessoas de sexos opostos…

E penso eu agora…opostos? Mas porquê opostos?

Não deviam ser “complementares”…no máximo diferentes? Mas opostos? Somos assim tão diferentes?

Atlantikgirl

terça-feira, maio 02, 2006

Dúvida

Como os ânimos estão um pouco apagados, como as vozes dos piratas estão caladas…não existem cânticos, nem poemas, e muito menos odes aos Deuses dos mares…

Achei por bem, como Capitã desta embarcação, por aqui uma dúvida…

Poderá existir uma VERDADEIRA amizade entre “piratas” de sexos diferentes?

Atlantikgirl

´Tá Bom

Já percebi...já estamos em Maio.

Atlantikgirl

Entrámos em Maio

Entrámos em Maio, entrámos em Maio, entrámos em Maio.
Já estamos no mês de Maio...já estamos no mês de Maio.

Atlantikgirl

PS - Eu não enlouqueci, estou só a mentalizar-me que já estamos em Maio.