Retirado desta página, da autoria de Rui Ponte.
"Segundo o que Gaspar Frutuoso escreveu nas “Saudades da Terra”, a origem do nome Capelas pode ter sido derivado por três origens. A primeira hipótese é que este nome foi posto a este local, porque numa noite de S. João por aqui passaram uns lavradores que fizeram umas capelas de vegetação para se poderem abrigar durante a noite, mas de madrugada quando partiram não as desfizeram e estas ficaram ali por mais algum tempo, logo quando outras pessoas passavam por ali diziam aqui é o lugar das Capelas.
Uma Segunda versão da origem do nome Capelas, é a historia de um lavrador tinha umas vacas que ficavam regularmente nesta zona, e que tinham uma característica especial. Estas vacas tinham todas uma malha branca na testa, e quando estas pastavam por estas paragens, o dono dizia ao seu empregado, “vai buscar as Capelas”, e assim ficou relacionado o nome vacas por Capelas .
A terceira hipótese e a mais provável da origem do nome das Capelas, são as grutas escavadas pelo mar, ao longo dos anos, nas rochas do nosso lindíssimo morro. Em particular no local que é conhecido pela população pelo buraco do morro, pois este se assemelha muito com os traços da estrutura de uma capela."
Ps - Como é hábito meu, transcrevo os textos tal como o seu autor os escreveu, sem os corrigir e sem alterar o seu "estilo".
Atlantikgirl